×
Sobre a Corrida Programa Plano de Treinos Dicas ao Público Localização

As mesmas calorias gastas, diferentes resultados

As mesmas calorias gastas, diferentes resultados

Muitas pessoas fixam-se no número de calorias do exercício que “queimam”.

Recentemente, uma nova pesquisa, patrocinada pela Les Mills International, mostra que mesmo quando duas atividades físicas de grupo (indor cycling e um treino de resistência) foram combinadas por duração e gasto calórico, não tiveram efeitos metabólicos equivalentes.

O principal autor do estudo, Nigel Harris, disse: "O tipo de exercício usado para queimar essas calorias ... Impacta os efeitos positivos a longo prazo que o exercício exerce sobre o corpo".

Doze mulheres saudáveis e ativas completaram os dois exercícios em dias separados. Posteriormente os pesquisadores mediram as respostas fisiológicas e hormonais dessas mulheres usando amostras de sangue recolhidas antes das sessões, imediatamente depois e 45 minutos depois.

A análise dos dados mostrou que, aos 45 minutos, os níveis de hormona de crescimento e lactato sanguíneo foram significativamente maiores após o treino de resistência muscular do que após o ciclismo. Os autores do estudo observaram que a hormona de crescimento estimula a síntese proteica e a mineralização óssea, entre outras coisas.

O estudo é de acesso aberto e está disponível no Journal of Science and Medicine in Sport (2017; doi: 10.1016 / j.sams.2018.02.010).

 

Bruno Brito, O2 Life Center