×
Sobre a Corrida Programa Plano de Treinos Dicas ao Público Localização Inscrição

Vantagens e Benefícios de Correr

Vantagens e Benefícios de Correr

A Corrida tem imensos benefícios.

Há cada vez mais adeptos, o número de atletas em provas bate recordes a um ritmo considerável e há mais provas por fim de semana do que dias ao longo do ano.

Com este crescendo de praticantes, é quase impossível, não dizer que a corrida é viciante alastrou a muita gente.

Mas será este vício, benéfico para o nosso corpo?

Será que traz vantagens?

E desvantagens? No que se refere ao impacto na saúde, destacamos 3 pontos importantes:

 

- Redução do risco de doenças cardiovasculares, ajuda a pressão arterial a manter-se em níveis satisfatórios e aumenta as taxas de HDL (o bom colesterol); - Diminuição do risco de desenvolver diabetes; - Estimulação da regeneração óssea através do impacto.

A corrida também tem vantagens, e não são apenas físicas:

 

- A corrida pode aumentar a sua confiança e auto-estima;

Como? Estabelecendo e atingindo objetivos, que lhe irão dar uma grande sensação de dever cumprido e que o(a) deixará muito mais feliz e confiante;

 

- Libertação de stress. O stress é causador de inúmeros problemas de saúde, de alterações de humor, pode também diminuir o apetite e a qualidade do sono, mas, quando corremos, obrigamos o nosso sistema a produzir energia e hormonas, nomeadamente a Dopamina que nos dá uma sensação de prazer.

Outro exemplo é no combate à depressão. Através da corrida há libertação de diversas hormonas que naturalmente irão alterar o nosso humor.

 

Contudo, correr sem tomar alguns cuidados pode implicar riscos para a saúde e causar lesões.

Exames médicos prévios e o acompanhamento de um profissional de exercício e saúde são altamente recomendáveis para quem pretende correr em segurança.

O reforço muscular é essencial para proteção das articulações e melhorias ao nível da performance.

A hidratação, prévia e pós exercício, é essencial para evitar desidratação. De salientar que, em muitos casos, a água não é suficiente.

Realizar alongamentos dinâmicos, antes e depois do exercício, aumenta a mobilidade e a amplitude do movimento sendo igualmente essencial para prevenção de lesões.

 

Segundo um estudo Americano publicado no Journal of the American College of Cardiology, mostrou que uma corrida de baixa intensidade, durante apenas 5 a 10 minutos por dia, é suficiente para prolongar a vida por vários anos, em comparação com pessoas que não correm.

 

Pelo bem da sua saúde, corra, ande, mexa-se. Pequenos momentos de exercícios são tão valiosos quanto anos da sua vida.

 

O2Life Center